INFLAÇÃO É O TEMA DE HOJE

Post

Inflação é o aumento dos preços dos bens e serviços, que implica na diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação. Os cartéis, o aumento dos preços das matérias-primas e o excesso de gastos públicos estão entre os motivos que podem agravar essa variável.

A inflação gera algumas incertezas na economia e pode prejudicar o crescimento econômico à medida que desestimula o desenvolvimento. Uma inflação elevada também aumenta o custo da dívida pública, já que as taxas de juros da dívida têm de compensar o efeito da inflação e as incertezas associadas com a sua elevação. Para controlar a inflação, o governo utiliza algumas ferramentas, e a principal delas é a taxa de juros. 

No Brasil, dos anos 80 ao começo dos anos 90, a inflação era considerada galopante, chegando a superar os 80% ao mês, ou seja, um produto poderia quase dobrar de preço de um mês para o outro.

Em julho deste ano, o IPCA, considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,19%. 




Voltar

  • Compartilhe por E-mail
    Compartilhe com um amigo Cancelar
  • 398
  • 16/08/2019

Comentários (0)

Envie seu comentário

Localização

Blog do Provecto

Acompanhe, aqui, no Blog do Provecto, as últimas notícias sobre educação, artes, cultura e música. Sugestões de post podem ser enviadas para contato@colegioprovecto.com.br.