Uma paixão chamada livros

Post

Chegou o período de férias e o que fazer? Que tal viajar, fazer um passeio diferente dos outros, viajando por mundos e dimensões desconhecidas? É isso que acontece quando lemos, saímos em uma surpreendente jornada cheia de aventuras, em que exploramos outros universos.

Pensando nisso, conversamos com a bibliotecária Raíssa Freitas, que preparou algumas dicas de leitura para você curtir nessas férias.

 

-Perdoando Deus (Conto da obra Felicidade Clandestina), de Clarice Lispector

No início da narrativa, uma mulher descreve, em primeira pessoa, a prazerosa experiência de caminhar livremente pela Zona Sul do Rio de Janeiro, vivenciando a harmonia com a paisagem urbana e a plenitude de um sentimento maternal totalizante, mas algo que a personagem vê no chão, muda drasticamente a narrativa.


-O Corvo, de Edgar Allan Poe

"O Corvo" é um poema narrativo do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. O poema trata da visita misteriosa de um corvo falante a um homem, frequentemente identificado como estudante, que lamenta a perda de sua amada, Lenore e, progressivamente, enlouquece.


-História de uma lágrima, de Machado de Assis

Neste conto, um jovem fica curioso a respeito de um homem de trinta anos que tinha a aparência de um sexagenário, logo, por conta dos mexeriqueiros da cidade, ele acaba descobrindo que o homem chamava-se Daniel e simpatizou-se com ele, resolveu conhecer sua história e armou um pretexto para tal.


-Frankenstein, de Mary Shelley

Frankenstein é considerada uma das maiores e mais fascinantes histórias de terror de todos os tempos. A obra de Mary Shelley quebrou paradigmas e lançou vários aspectos importantes para a literatura de ficção. O livro narra a história do ousado doutor Victor Frankenstein, cientista que se lança no experimento de retomar a vida de um ser inanimado. Isso resulta na concepção de uma criatura sobre-humana e monstruosa que passa a lhe perseguir, tornando-se um arquétipo de seu próprio criador. Este aspecto do enredo é responsável pela força da obra.

 

-A Metamorfose, de Franz Kafka

Nessa obra, Kafka descreve o caixeiro viajante Gregor Samsa, que abandona as suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Numa certa manhã, Gregor acorda e se vê transformado num inseto monstruoso.


Confira as indicações de leitura e aproveite as férias viajando pelo universo literário.



Voltar

  • Compartilhe por E-mail
    Compartilhe com um amigo Cancelar
  • 417
  • 16/07/2021

Comentários (0)

Envie seu comentário

Localização

Blog do Provecto

Acompanhe, aqui, no Blog do Provecto, as últimas notícias sobre educação, artes, cultura e música. Sugestões de post podem ser enviadas para contato@colegioprovecto.com.br.