ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Post

Ocorreu em 13 de maio de 1888 por meio da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel.

A abolição foi, no período do Brasil Colônia, marcada pela vinda dos Portugueses ao país. A sua grande riqueza eram os bens naturais, que chamavam atenção de muitos, sendo assim, grande parte das atividades eram agropecuárias.

 Por não existir mão de obra para realizar o trabalho manual, os portugueses tentaram escravizar os índios, porém os religiosos católicos se colocaram em defesa dos nativos, fazendo com que os portugueses começassem a importar escravos da África.  Eles eram trazidos nos porões dos navios negreiros em condições desumanas e muitos deles acabavam não resistindo.

A abolição ocorreu aos poucos e foi controlada pelo governo, que temia possíveis revoluções. A libertação dos negros não era aceita pelos fazendeiros, pois eles queriam receber uma indenização pelo valor pago na compra dos escravos, que, por sua vez, tentavam juntar dinheiro para pagarem a indenização ou, como era mais comum, faziam rebeliões para fugirem.  

Sendo assim, foram quase 400 anos de escravidão, e a lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, gerou grande impacto econômico e político no país.



Voltar

  • Compartilhe por E-mail
    Compartilhe com um amigo Cancelar
  • 103
  • 10/05/2018

Comentários (0)

Envie seu comentário

Localização

Blog do Provecto

Acompanhe, aqui, no Blog do Provecto, as últimas notícias sobre educação, artes, cultura e música. Sugestões de post podem ser enviadas para contato@colegioprovecto.com.br.