Feira das Profissões: autoconhecimento, informação profissional e escolha

Post

 

O autoconhecimento e a informação profissional são essenciais na hora de escolher qual carreira seguir. Por isso, como forma de orientação, fizemos uma breve descrição dos cursos que serão apresentados na V Feira das Profissões, confira!

História: esse campo do conhecimento estuda o passado do homem em seus diversos aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador busca resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Na prática, o curso contém os formatos Licenciatura e Bacharelado, o primeiro é para quem quer atuar no ensino, e o segundo, para quem quer mergulhar no mercado da pesquisa.

Pedagogia: a área trata dos princípios e práticas educacionais na administração de escolas e na condução dos assuntos inerentes a educação. O pedagogo trabalha para garantir e melhorar a aprendizagem em ensino em escolas públicas e privadas.

Marketing: marketing é um conjunto de ações desenvolvidas para entender as necessidades dos clientes e do mercado, para atendê-las da melhor forma. O grande ideal da área é a busca pelo crescimento da marca e a satisfação dos consumidores, usando estratégias específicas para alavancar os resultados nas áreas de varejo, comunicação integrada, marketing digital, de relacionamento e esportivo, endomarketing, indústrias e agências publicitárias ou promotoras de eventos.

Nutrição: esse curso é para quem deseja planejar e executar ações de cuidado ao ser humano, de forma a garantir a promoção da saúde e a segurança alimentar e nutricional. Esse profissional pode atuar na indústria de alimentos, nutrição esportiva, unidades básicas de saúde, instituições, entre outros.

Fisioterapia: esse profissional é responsável pelos cuidados com os movimentos do corpo, tem como prioridade as técnicas que restauram a capacidade física e funcional dos pacientes, pode atuar em clínicas, hospitais, instituições e consultórios.

Direito: a formação jurídica busca viabilizar o exercício dos direitos e o acesso à justiça. O profissional pode ingressar no exercício da advocacia privada, bem como ingressar nas carreiras de juiz, promotor de justiça, defensor público, procurador ou delegado de polícia, dentre outras.

Jornalismo: responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir a informação, o jornalista pode atuar em jornais, revistas, internet, televisão e etc. O curso também possibilita que esse profissional trabalhe na comunicação das empresas e assessoria de cargos executivos e públicos.

Arquitetura e Urbanismo:  o curso é voltado para criação e planejamento de projetos de construção de espaços edificados. Paisagismo, assistência técnica e restauração e pesquisa do patrimônio histórico estão entre as possibilidades de mercado para um arquiteto, em empresas públicas ou privadas.

Medicina: um médico é responsável por cuidar da saúde das pessoas, estudando as causas, a prevenção e o tratamento de doenças, na perspectiva de integrar a assistência com o senso de responsabilidade social e cidadania. O curso básico forma o Clínico Geral. Depois disso, na residência médica, o profissional escolhe em qual área irá se especializar.

Educação Física: o educador físico também trabalha na promoção da saúde, além de atuar na docência, no treinamento e na preparação física das diversas modalidades desportivas, em instituições de educação públicas e privadas, academias, centros de lazer, instituições e órgãos de saúde, clubes, centros de treinamento desportivo, entre outros.

Odontologia: realizar procedimentos para a prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da saúde bucal dos pacientes é o foco desse profissional, que pode atuar em clínicas, consultórios e hospitais ou na docência.

Engenharia Mecatrônica: essa área da engenharia trabalha com o desenvolvimento de robôs e inteligência artificial. O engenheiro mecatrônico desenvolve máquinas, robôs e sistemas que automatizam tarefas difíceis ou perigosas para o ser humano realizar. Há oportunidades na indústria automobilística, alimentícia, química, siderúrgica, petroquímica, de embalagens e de tecnologia da informação.

Medicina Veterinária: forma pessoas capazes de intervir em todos os setores associados à saúde animal, desde atividades de inspeção de produtos de origem animal à direção de estabelecimentos de ensino e pesquisa.

Farmácia: o curso prepara o aluno para trabalhos que envolvem fármacos, medicamentos e cosméticos, além do controle e análises clínicas e toxicológicas. Um farmacêutico pode fazer desde o atendimento em drogarias à pesquisas sobre novos medicamentos em indústrias.

Ciência da computação: é a ciência que estuda técnicas, métodos e instrumentos computacionais para automatizar os processos e desenvolver soluções baseadas no uso do processamento de dados. O profissional formado em Ciência da Computação pode trabalhar em  empresas que utilize uma rede de computadores.

Psicologia: o psicólogo participa do diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à personalidade e distúrbios emocionais, com o objetivo de compreender e analisar os indivíduos a fim de solucionar problemas comportamentais. Sua atuação é junto a indivíduos, grupos e instituições, como hospitais, consultórios, clínicas, comunidades, empresas e escolas.



Voltar

  • Compartilhe por E-mail
    Compartilhe com um amigo Cancelar
  • 336
  • 28/03/2019

Comentários (0)

Envie seu comentário

Localização

Blog do Provecto

Acompanhe, aqui, no Blog do Provecto, as últimas notícias sobre educação, artes, cultura e música. Sugestões de post podem ser enviadas para contato@colegioprovecto.com.br.