Depois de percorrer a Europa, exposição sobre Modernismo chega a Fortaleza

Post

Depois de percorrer a Europa e algumas cidades brasileiras, a exposição sobre Modernismo chega a Fortaleza, são 77 obras exibidas gratuitamente no Espaço Cultural Unifor, que destacam um conjunto de obras produzidas por artistas brasileiros entre as décadas de 1920 e 1960.

A exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz” configura um dos períodos mais férteis da cultura nacional do século XX. Os “anos heroicos do Modernismo brasileiro” dão início à mostra,com recortes vanguardistas históricos alimentados pelos artistas no período em que residiam em Paris, chamados artistas da primeira geração modernista.

A busca pelos reflexos das ideias de “brasilidade” é outra característica de alguns artistas dessa geração, que, por meio de debates nacionalistas, almeijavam a recuperação de elementos nativos. Os trabalhos envolvendo geometria abstrata também ganham expressividade no movimento e, o campo e as experimentações com objetos diversos, na década de 1960, apontam para novos caminhos e consagram a abstração informal, o que desenvolve novas práticas e oferecem novos campos de criação para as próximas décadas.

Ficou curioso para conhecer o acervo?

A exposição vai até o dia 11 de agosto de 2019 e pode ser conferida de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
Mais informações: (85) 3477.3319



Voltar

  • Compartilhe por E-mail
    Compartilhe com um amigo Cancelar
  • 336
  • 09/04/2019

Comentários (0)

Envie seu comentário

Localização

Blog do Provecto

Acompanhe, aqui, no Blog do Provecto, as últimas notícias sobre educação, artes, cultura e música. Sugestões de post podem ser enviadas para contato@colegioprovecto.com.br.