Viagem no tempo: Quem foi Carlos Chagas?

Post

Carlos  Ribeiro Justiniano das Chagas é, sem dúvidas, um dos pesquisadores mais lembrados do Brasil.  O cientista nasceu em 9 de julho de 1879, formou-se em medicina e iniciou diversos estudos sobre malária e técnicas de sanitarismo para combater doenças tropicais. Chagas foi o responsável por descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da tripanossomíase americana, conhecida como doença de chagas.

Enquanto estava em Minas Gerais, em 1907, o pesquisador identificou uma nova espécie de protozoário no sangue de um sagui. Seus estudos o levaram a descobrir todo o processo da doença, até então desconhecida, seu vetor, o protozoário e todo o ciclo de transmissão.

Chagas recebeu diversos prêmios e homenagens ao longo da carreira. Uma dessas homenagens foi a sua nomeação como membro honorário da Academia Brasileira de Medicina. Além disso, foi indicado quatro vezes ao prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, apesar de nunca ter consigo ser agraciado com o título. O cientista faleceu aos 55 anos,  no Rio de Janeiro, deixando sua imensa contribuição para a medicina!



Voltar

  • Compartilhe por E-mail
    Compartilhe com um amigo Cancelar
  • 336
  • 09/07/2019

Comentários (0)

Envie seu comentário

Localização

Blog do Provecto

Acompanhe, aqui, no Blog do Provecto, as últimas notícias sobre educação, artes, cultura e música. Sugestões de post podem ser enviadas para contato@colegioprovecto.com.br.