DÚVIDA EM QUAL CARREIRA SEGUIR?

Desenvolva o autoconhecimento: este é um passo crucial para acertar na escolha do curso. Saber seus pontos fortes e fracos, bem como seus objetivos, facilita na hora de tomar essa decisão. Busque compreender e refletir sobre si mesmo.

Conheça as diferentes áreas do conhecimento: além da famosa divisão das Humanas, Exatas e Biológicas, nós temos uma distribuição das áreas muito mais ampla, que inclui: Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, por exemplo.

Pesquise as profissões do seu interesse: buscar o máximo de  informações sobre a carreira desejada é indispensável. Isso evita a formação de mitos acerca do curso e ajuda a ter uma ideia clara do cotidiano profissional, bem como das habilidades e competências que precisará desenvolver.

Fique por dentro do mercado de trabalho e das oportunidades oferecidas pelo curso: a perspectiva mercadológica também é importante na hora de acertar na decisão. É interessante, também, ficar de olho nas informações disponibilizadas por universidades, empresas do ramo e portais de negócios e carreiras.

Confira as avaliações de outros alunos: leia depoimentos sobre as experiências de alunos e ex-alunos, converse com amigos que já estão na graduação, para entender como funcionam as aulas teóricas e práticas, bem como o cotidiano na faculdade.

• 01/08/2019