As férias foram boas? Melhor ainda são essas dicas sobre o enem!

Depois desse belo descanso, é hora de colocar a mão na massa e retomar os estudos! Trouxemos alguns possíveis temas de redação do enem 2019, listados no site Educa Mais Brasil. Confira:

Educação Domiciliar no Brasil

Um dos assuntos que entrou em pauta logo no início deste ano foi a regulamentação da Educação Domiciliar no Brasil, conhecida como Homeschooling. No país, apesar de o Ministério da Educação (MEC) defender a obrigatoriedade da matrícula em instituição formal de ensino, cerca de 6 mil crianças e adolescentes utilizam a modalidade do ensino domiciliar. Diversos países permitem - ou não proíbem diretamente -,como Estados Unidos, França e Portugal, enquanto outros proíbem; é o caso da Espanha, da Alemanha e da Suécia.

Aumento da violência contra mulher e feminicídio na sociedade brasileira

Basta acompanhar os noticiários para saber que os crimes cometidos contra mulheres no Brasil aparecem cada vez mais nos telejornais. E não se trata apenas de impressão, a média mensal de agressões subiu 24% em um ano. Os casos de tentativa de feminicídio, por exemplo, ultrapassam sete mil registros. Apesar de o Brasil tentar reverter esse quadro há anos, é preciso implementar medidas de políticas públicas mais efetivas para os diversos tipos: violência moral, sexual, obstétrica, psicológica e tráfico de mulheres.

A questão dos refugiados no Brasil

Com a crise política e econômica na Venezuela, o Brasil se tornou o país com maior número de refugiados venezuelanos, milhares de pessoas que buscam fugir da realidade e encontrar, no país vizinho, melhor qualidade de vida. O maior fluxo de entrada acontece no estado de Roraima. Em 2018, o Governo Federal iniciou um processo de “interiorização”, criado como alternativa para reduzir o impacto social dessa grande quantidade de imigrantes. Com isso, muitos foram realocados para outros estados, como RS, RN, PB, BA, DF, PE e MT.

As redes sociais como potencial gatilho para depressão entre jovens

Qual jovem resiste a ter uma conta nas principais redes sociais? No mundo moderno, essas ferramentas fazem parte do cotidiano de forma até mesmo natural. Ao tirar uma foto, ela rapidamente ganha o seu lugar em aplicativos como Instagram e Facebook. Os seguidores, as curtidas, o desejo por se tornar influencer e passar muito tempo diante do celular em Apps como esses mexem com a autoestima e podem impactar negativamente na vida dos jovens, fazendo com que os sintomas da depressão cresçam. É o que sugere uma pesquisa canadense.

Repercussão e impacto das fake news

As fake news não são uma novidade, no entanto ainda são um problema presente em diversos países, inclusive no Brasil. Esse problema se tornou ainda mais evidente na última eleição presidencial. Vídeos falsos relacionados às urnas eletrônicas, entre outros assuntos políticos, deixaram muitas pessoas divididas entre o que realmente era verdade ou não. No início deste ano, o WhatsApp limitou o encaminhamento de mensagens para cinco contatos, a medida foi mais um esforço para combater a difusão de notícias falsas.

Caminhos para solucionar a questão da adoção no Brasil

De acordo com dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), no Brasil, existem 46.331 pretendentes na fila de adoção e um total de 9.627 crianças/adolescentes cadastrados. Mas por que a conta não fecha? Alguns motivos podem explicar, como a exclusão pela idade. Do total de pretendentes, apenas 0.24% aceita crianças com até 15 anos, e esse número cai à medida que a idade avança. Além do perfil de escolha, a adoção no Brasil é vista como um processo lento e burocrático.

• 05/08/2019