Hoje, 13 de agosto, é comemorado o Dia do Economista!

Post

Ficar por dentro dos assuntos que fazem parte do nosso dia a dia é essencial! Assim, agregamos conhecimento e desenvolvemos o nosso senso crítico. E é claro que entender de economia de uma forma geral é extremamente importante. Você provavelmente já ouviu nos noticiários a palavra Selic, juros, demanda e por aí vai! 

Vamos dar um up no seu repertório econômico, então? Hoje, iniciamos esclarecendo a diferença entre microeconomia e macroeconomia.

Economia é uma palavra que tem origem do grego “oikonomos”: “oikos” significa casa, e “nomos”, lei/regra. Assim, a palavra pode ser entendida como as regras usadas para a administração da casa. 

A Economia pode ser dividida em dois grandes ramos: Microeconomia e Macroeconomia.

A  Microeconomia dedica-se ao estudo do comportamento dos agentes econômicos que compõem a sociedade, os consumidores, as famílias e os indivíduos. Esse ramo analisa os fatores que interferem no preço, assim como o que leva um consumidor a decidir por este ou por aquele produto, as estratégias das organizações para alavancar as vendas e por aí vai.

A Macroeconomia é um estudo mais geral da economia. Seu objetivo é estudar tudo aquilo que determina o comportamento da economia como um todo, por exemplo: as políticas econômicas dos governos, o mercado financeiro, as taxas de juros, a inflação e o Produto Interno Bruto (PIB).




Voltar

  • Compartilhe por E-mail
    Compartilhe com um amigo Cancelar
  • 398
  • 13/08/2019

Comentários (0)

Envie seu comentário

Localização

Blog do Provecto

Acompanhe, aqui, no Blog do Provecto, as últimas notícias sobre educação, artes, cultura e música. Sugestões de post podem ser enviadas para contato@colegioprovecto.com.br.