O Sucesso do Super Joia - Entrevista com os criadores

O que é aquilo no céu? Um pássaro? Um avião? O Superman? Se você estiver olhando para os céus alencarinos com certeza é o Super Joia! Herói que nasceu como defensor dos valores pilares do Colégio Provecto, hoje faz sucesso com a criançada nas redes sociais da escola e já conquistou uma legião de fãs. Conversamos com seus criadores Alberis (intérprete do herói) e Yolanda (diretora dos episódios) para saber como surgiu a ideia do personagem e como está sendo a reação deles com a recepção do público.

P: Como surgiu aideia do Super Joia?

R: Buscávamos uma nova identidade para o Projeto Valores desenvolvido na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. Queríamos fortalecer em nossos alunos valores que são essenciais para o indivíduo nos quais acreditamos e seguimos, com objetivo de fazer crescer a corrente de bons comportamentos e atitudes, pensando no próximo e respeitando as diferenças extrapolando assim as paredes do Colégio. Ouvindo a letra da música “Super Joia” foi o início do processo de criação, unimos forças ao universo dos super-heróis e acreditando que esses personagens interferem positivamente na vida de nossas crianças e jovens, em nosso imaginário, um amigo do bem, um cara bacana, um menino legal, a nossa representação de um “Super-herói”. Nossos valores, nossos 7 poderes: PAIXÃO/ RESULTADO/ PESSOAS/ PRESTEZA/ RESPONSABILIDADE/ ÉTICA / DISCIPLINA. Projeto desenvolvido para toda a família.

P: Vocês esperavam uma aceitação tão grande por parte do público?

R: “Super Joia” sempre foi muito querido desde o primeiro encontro com as crianças, porém está superando nossas expectativas. Nossa meta era fazer com que nossos alunos assistissem a série, mas o número de visualizações do episódio piloto no YouTube foi mais que o triplo do esperado. Em poucos dias de lançamentos os alunos só falavam disso, pediam o próximo episódio e abraçaram com muito carinho a série. Definitivamente não esperava essa resposta.

P: Que inspirações vocês tiveram para criar os personagens?

R: Os personagens da série foram inspirados em animes e séries infantis como Power Rangers, Digimon e Cavaleiros do zodíaco. Sabíamos que precisávamos de um vilão, pois todo herói enfrente obstáculos, então pensamos no deslike, mas como não tínhamos ator pra fazer o papel, transformamos em MegaChata, à ideia desse nome era que fosse o oposto de super legal. Megachata foi inspirada em uma vilã da série Power Rangers. Também queríamos um personagem que representasse as crianças, que fosse inocente e verdadeiro, então a Nina foi criada. Por fim, lembramos que a Vilã precisaria de um companheiro de armações, com quem ela pudesse falar e tramar. No dia que fomos montar os cenários achamos o boneco que se tornou finalmente o Deslike.

P: Como são feitas as edições?

R:  Às edições são o processo mais demorado na produção, pois além da montagem de todas as cenas, aplicamos efeitos especiais, para dar emoção às batalhas. Usamos também a tecnologia de chroma key para aplicar cenários e efeitos, o que deixa esse processo um pouco mais demorado. Geralmente gravamos 1 episódio em 2 ou 3 dias, mas leva cerca de 1 semana pra edição ser finalizada.

P: Qual o futuro do Super Joia ao final da série? Teremos uma segunda temporada?

R: A série conta com duas temporadas, e encerra em novembro de 2021. Não sabemos qual será o cenário  em 2022, certo é que o Super Joia permanece em nosso colégio, já e nosso patrimônio, mas não sabemos ainda qual será o formato. A maio recompensa para mim é o carinho das crianças e até dos adolescentes. Saber que de alguma forma esse personagem está contribuindo na construção de um mundo melhor e recebendo tanto amor, não há palavras pra descrever. É muito emocionante.

• 17/05/2021